Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Presidente da Câmara avalia trabalhos da sua gestão

Presidente da Câmara avalia trabalhos da sua gestão

por Assessoria de Comunicação última modificação 11/12/2017 14h23

Objetivo dos próximos anos é continuar auxiliando o Executivo na busca por melhorias para o município e a comunidade

Em entrevista, o Presidente da Câmara Municipal de Capão da Canoa, Joel de Matos Novaski (Pardal - PDT), faz uma avaliação dos trabalhos executados ao longo da sua gestão à frente da instituição.

Conforme o Presidente Joel, algumas melhorias só puderam ser realizadas, através da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo, visando o progresso de Capão da Canoa e sua comunidade.

Entre os temas abordados, a modernização no sistema de transmissão das sessões plenárias, a infraestrutura da cidade, os repasses feitos pela Câmara à Prefeitura, os projetos elaborados pelos vereadores e as principais demandas do município.

Confira a entrevista:

ASSECOM CMCC: Presidente quando se identificou a necessidade de substituir o sistema analógico pelo digital nas transmissões das sessões?

Presidente: Iniciamos o mandato motivados a realizar modificações, e por meio da orientação da nossa diretoria e em comum acordo com os outros parlamentares, decidimos que precisávamos modernizar nosso sistema. Trocamos o sistema analógico pelo digital, possibilitando à comunidade o acompanhando ao vivo das sessões plenárias pelas redes sociais. Investimos em novas tecnologias, áudio e vídeo mais qualificados, pois a meta é aproximar poder público e população. A boa política se faz com transparência e participação popular.

ASSECOM CMCC: Qual a avaliação dos trabalhos desempenhados nestes doze meses, tanto pela Câmara quanto pela Prefeitura?

Presidente: Os trabalhos realizados pela Câmara, a Casa do Povo, como costumo defini-la foram muito produtivos. Todos os vereadores, digo os novos e os experientes, se uniram em prol da cidade e dos cidadãos. Bons projetos foram criados e em sua maioria aprovados e sancionados. Nos próximos anos, a tendência é qualificar ainda mais as atividades. Quanto à prefeitura, observo que faltou atenção em algumas áreas, a exemplo da saúde, obras e educação. A Câmara destinou mais de 1 milhão reais para atender boa parte dessas demandas, pois creio que através da parceria entre os poderes, as situações podem ser resolvidas mais facilmente. Nós temos o dever de trabalhar para o povo e pelo povo.

ASSECOM CMCC: Esses repasses que o Legislativo fez ao Executivo já foram destinados para as demandas?

Presidente: Vários parlamentares me procuraram para indicar as áreas que gostariam de destinar recursos, eu prontamente autorizei os repasses, assim como realizei os meus também, pois volto a afirmar que a união entre os poderes é fundamental. Os repasses abrangeram escolas, o Corpo de Bombeiros de Capão da Canoa, CEACRIA, o clube de Handebol, saúde, entre outros. Grande parte dos recursos já foram direcionados às demandas assinaladas e os outros devem ser feitos em breve. Acredito que houve problemas por parte do Executivo no entendimento da Lei 13019, que institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil em regime de mútua cooperação. Creio que no decorrer do mandato isso funcione melhor.

ASSECOM CMCC: Estamos prestes a iniciar mais uma temporada de verão, período em que o movimento da cidade aumenta significativamente. Em quais condições os turistas vão encontrar Capão da Canoa?

Presidente: Sei que o Executivo já está trabalhando em ações de reparação. Nosso município precisa de uma vistoria completa, bem como a intensificação dos serviços de iluminação pública, limpeza, pintura e manutenções das vias. É preciso preparar a cidade para receber os turistas, além de gerar infraestrutura de qualidade aos nossos moradores, que habitam e geram renda para o município os 12 meses do ano. As condições estão boas, mas poderiam estar melhores, nossa beira-mar precisa de atenção especial, visto que é o local onde as pessoas buscam o seu lazer.

ASSECOM CMCC: Qual a avaliação que o senhor faz da sua gestão à frente da Câmara, faltando poucos dias para passar a presidência?

Presidente: Neste ano a Câmara ganhou sete vereadores novos, que junto com os mais experientes firmaram um compromisso com a nossa cidade. Buscar melhorias e elaborar projetos importantes para a população. Todos os parlamentares se preocuparam em ouvir as demandas e junto ao Executivo foram atrás de soluções. Não é a toa que a grande maioria dos projetos apontados pelo Legislativo foram aprovados pelo Executivo. Minha gestão foi muito produtiva, pois tive a felicidade de poder contribuir para a concretização de projetos necessários, a exemplo do auxílio transporte para os estudantes universitários, o recurso para a compra de equipamentos do Corpo de Bombeiros, entre outros. Entrego a presidência da Câmara com a sensação de dever cumprido, pois junto com os demais parlamentares fechamos um ano de trabalho positivo em prol de Capão da Canoa.

ASSECOM CMCC: Qual a expectativa para os próximos anos? Em que situação o presidente do segundo ano vai receber a Câmara?

Presidente: Os próximos anos serão ainda mais produtivos do que este, pois o primeiro ano é sempre desafiador, mesmo para mim que sou um parlamentar experiente. Organizamos a Casa do Povo, tomamos as precauções necessárias, a fim de deixar tudo 100% para o próximo presidente. Ele receberá a Câmara em dia com o Tribunal de Contas e apta a continuar desempenhando seu papel, que é fiscalizar as ações do Executivo Municipal e lutar por melhorias para a cidade e o bem-estar da população.