Você está aqui: Página Inicial / Relatórios financeiros da saúde são apresentados à comunidade

Relatórios financeiros da saúde são apresentados à comunidade

por Assessoria de Comunicação última modificação 28/06/2018 17h01

Audiência pública divulgou os resultados do Monitoramento da Gestão em Saúde (MGS) e do Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão (SARGSUS), do 1º Quadrimestre de 2018

Na tarde de quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Capão da Canoa, por meio da Comissão de Educação, Saúde, Ação Social, Turismo e Meio Ambiente (CESASTMA), realizou audiência pública de apresentação dos relatórios da saúde. O Monitoramento da Gestão em Saúde (MGS) e o Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão (SARGSUS), do 1º Quadrimestre de 2018, foram divulgados à comunidade.

Os assuntos abordados na audiência compreenderam as aplicações, despesas, bem como as receitas totais em saúde atingidas de fevereiro a maio de 2018. As despesas totalizaram mais de R$ 10 milhões no período analisado. A audiência foi presidida pelo vereador Flávio Lara (PSB), presidente da CESASTMA, contando com a presença do secretário de saúde, Josiel Gonçalves de Matos, o contador do município, Eder Costa Borba, a servidora da saúde Valéria Silveira, membros do Conselho Municipal de Saúde, servidores do Legislativo e comunidade.

Conforme o contador do município, Eder Costa Borba, os números são satisfatórios e podem ser consultados pela população no site da prefeitura, pelo Portal da Transparência. “A tendência é que os índices da receita caiam nos próximos meses, pois vamos sair do período de maior arrecadação”, avaliou.

O presidente da CESASTMA, vereador Flávio Lara (PSB), frisou que a pasta da saúde tem recebido aporte por parte dos vereadores, devido às carências identificadas. “A Secretaria de Saúde vem sendo contemplada com recursos, tanto pelos projetos de suplementação quanto pelas Emendas Impositivas. Gostaria, inclusive, em nome da Câmara de convidar o secretário de administração para vir discutir o orçamento 2019 com os parlamentares, para juntos identificarmos as áreas de maior necessidade”.

O secretário Josiel lembrou da importância das Emendas Impositivas efetuadas pela Câmara em 2017 e destinadas à Secretaria de Saúde. “Sem dúvidas, as emendas impositivas foram um grande ganho para a saúde do município. Agradeço por todo o suporte que estamos recebendo do Legislativo”, pontuou.

O presidente da CESASTMA, vereador Flávio Lara (PSB), aproveitou a ocasião para questionar outras demandas da saúde, como a situação do Materno Infantil e as condições de trabalho do SAMU. Prontamente, o secretário de saúde, Josiel Gonçalves de Matos, se posicionou e disse que providências estão sendo tomadas pelo governo.

De acordo com o Presidente da Câmara, Floriano Pires (Nenê do Krep – PSB), o Legislativo está à disposição para tratar de matérias necessárias à saúde, pois entende que é uma das prioridades do município. “Os vereadores da Casa têm votado favorável aos projetos de saúde e educação e assim continuará acontecendo”, disse.

A comunidade presente foi convidada a fazer questionamentos, os quais foram prontamente respondidos pelos representantes do Legislativo e Executivo.